Saúde

Ler para viver mais e melhor

Estudo da Yale comprova que a leitura aumenta a longevidade. Confira este e outros benefícios que o hábito traz para sua saúde
Os livros são capazes de nos transportar para outras realidades e mundos. E como se não bastasse ser extremamente prazeroso, o hábito da leitura ainda estimula a criatividade, expande o vocabulário, ajuda a diminuir o estresse e ativa o cérebro promovendo a saúde mental. Quer mais? Pois bem, uma pesquisa da prestigiada Universidade de Yale, nos Estados Unidos, apontou mais um benefício que a leitura promove: a longevidade.

Os pesquisadores acompanharam 3.635 pessoas com idades 50+ durante 12 anos e, ao final, concluíram que aquelas que mantém o hábito diário de leitura vivem mais do que quem não lê. Segundo o estudo, quem lê ao menos 30 minutos por dia tem 17% menos chances de morrer que os não leitores. No caso do grupo de leitores vorazes, esse percentual sobe para 23%.  

Isso tudo porque o hábito de ler eleva as capacidades cognitivas, como coordenação motora, adaptabilidade, memória, percepção, foco, linguagem – que são responsáveis pelas relações e conexões que o ser humano estabelece com o que está ao seu redor.  Essa funções também são cruciais para uma vida saudável. Outros benefícios são:
  • Contribui para a redução da ansiedade
  • Ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas
  • Promove o relaxamento e melhora a qualidade do sono.

Ainda não faz parte do time de leitores assíduos? Não perca mais tempo e incorpore o costume de ler na sua rotina, ainda que por apenas alguns minutos por dia.