Saúde

O impacto da menopausa na vida de Naomi Watts

A atriz hollywoodiana compartilha sua experiência no livro recém-lançado no Brasil, ‘Vou te Contar”, e dá dicas para outras mulheres enfrentarem os primeiros sintomas com mais leveza
Se tem uma coisa que a menopausa não faz é distinção. Mesmo que de diferentes formas, com sintomas mais ou menos intensos, ela impacta todas as mulheres em determinada fase da vida. Nem as estrelas hollywoodianas como Naomi Watts estão livres. E em seu caso, foi tão intensa que a atriz resolveu escrever um livro justamente sobre a menopausa. Intitulada “Vou te Contar”, a obra chegou recentemente às livrarias brasileiras. 

Naomi compartilha no livro sua experiência, que passou por diagnósticos equivocados, ondas de calor e oscilações hormonais até a redescoberta do próprio corpo e autoconfiança. E não foi nada fácil começar a sentir os sintomas da perimenopausa aos 36 anos, exatamente na mesma época em queria ser mãe. “Quando eu estava tentando ter filhos, um médico me disse que provavelmente estava perto da menopausa. Isso me encheu de pânico e vergonha. Eu apenas pensei: 'Quem sou eu, como mulher, se não consigo me reproduzir?' Pensamentos absurdos”, relata a estrela, que hoje tem 56 anos. 

O tema é tão impactante para a atriz que, além do livro, fundou em 2022 a Stripes Beauty, uma marca de beleza para mulheres nas diferentes fases da menopausa. “Por que esta comunidade não estava sendo atendida? Por que nós, mulheres na menopausa, estávamos sendo programadas para nos sentir invisíveis, que é o fim da linha, enquanto, na verdade, deveria ser uma porta que se abre para a próxima parte da sua vida?!”, explica. No ano passado, a marca foi comprada pelo fundo de investimento da LVMH, L Catterton, e a atriz celebrou a negociação: “Estou grata a L Catterton por acreditar na nossa marca e partilhar a nossa visão de apoiar as mulheres na menopausa”. 

Com toda sua experiência, Naomi aproveita para dar algumas dicas a outras mulheres que estão passando pelos primeiros sintomas da menopausa.
naomi-watts.jpg
Eduque-se
A coisa mais importante a fazer ao sentir os primeiros sintomas da menopausa, diz Naomi, é educar-se. Além de ler e buscar informações com médicos e em estudos sobre o tema, a atriz diz que aprendeu muito conversando com amigas. “Os momentos em que as mulheres se reúnem e perguntam: 'Como está indo para você?' e, então, compartilham os sintomas.... instantaneamente essa conversa torna tudo mais fácil”, diz.

Hidratar a pele
Um dos primeiros sintomas da menopausa que Naomi percebeu foi “pele irritada, com coceira e vermelha”, o que foi especialmente difícil considerando a frequência com que ela estava diante das câmeras. “Esconder com maquiagem só estava tornando tudo pior e mais irritável. Todos os produtos que funcionavam para mim antes não funcionavam mais. Eles secavam muito, eram muito agressivos e muito ativos”, comenta. Agora, ela cuida da pele com os produtos de sua marca, com foco especial na hidratação. 

Dormir bem – no mínimo oito horas por dia
Tudo bem que o sono é importante em qualquer fase da vida, mas para Naomi ele se tornou ainda mais fundamental quando começou a ter os primeiros sintomas da menopausa. “Não dormir pode levar a todos os tipos de outros sintomas, como confusão mental, ansiedade e perda de confiança. Ninguém quer existir sem dormir”, fala. 

Reposição hormonal
“Não é uma solução mágica. Mas certamente me ajudou bastante”, conta a atriz. Lembre-se que a reposição hormonal deve ser realizada apenas com acompanhamento médico.